quarta-feira, 2 de junho de 2010

Conceitos de EaD.

Universidade Federal de Roraima

Centro de Educação-CEDUC

Curso de Pedagogia

Disciplina:Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à Educação

Professora: Tersa Kátia

Acadêmica:Jaqueline Simão da Silva



Conceitos de Educação à Distância


Conceito 1:


José Manuel Moran
Especialista em projetos inovadores na educação presencial e a distância
jmmoran@usp.br


Educação a distância é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente.
É ensino/aprendizagem onde professores e alunos não estão normalmente juntos, fisicamente, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet. Mas também podem ser utilizados o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax e tecnologias semelhantes.

Referência:

MORAN, José Manuel. Disponível em: jmmoran@usp.br.

Acesso em 1° Junho 2010


Conceito 2:

Professor João Mattar

(http://blog.joaomattar.com/2007/03/04/manifesto-ead/)


Na web encontramos a seguinte definição para EAD: Processo de desenvolvimento pessoal e profissional no qual professores e estudantes podem interagir, virtual e presencialmente, por meio da utilização didática das tecnologias da informação e da comunicação, bem como de sistemas apropriados de gestão e avaliação, em larga escala, mantendo a eficácia do ensino e da aprendizagem. Mas o que vemos nas instituições, hoje em dia, segundo o Prof. João Mattar, é algo bem diferente disso. Ele traz para nós, um pouco deste intrigante mundo da Educação a Distancia do qual fazemos parte e pouco conhecemos. A EaD não deve ser considerada uma categoria estanque e oposta à educação presencial, mas ambas devem ser utilizadas em sintonia.

Na concepção do Professor não podemos esperar milagres da EAD, pois o ensino e a aprendizagem dependem das instituições, dos


professores e dos alunos e, principalmente, de sua relação com as ferramentas utilizadas no Ensino a Distancia. Afirma, ainda, que

as duas principais características da EaD, a serem exploradas em projetos pedagógicos, são a capacidade de simulação e a interatividade. “A EaD (sempre acompanhada da educação presencial) deve ser combinada com estudos individualizados e interdisciplinaridade, tríade que tende a dominar o cenário da educação nas próximas décadas.”


Referência:

MATTAR, João. Disponível em: http://blog.joaomattar.com. Acesso em 1° Junho 2010


Conceito 3( pessoal):

Jaqueline S. da Silva


Com base nas explicações da referente professora da disciplina de TICs e nas pesquisas realizadas sobre o conceito de EaD, posso afirmar que a EaD é mais uma maneira de se obter conhecimento. Mesmo o aluno e o professor não terem contato fisicamente, os dois têm papéis fundamentais para o sucesso da aprendizagem, na qual esta dependerá também, em maior parte,do aluno,pois não adiantará apenas ver o material proposto e não se empenhar nos estudos e interagir juntamente com o professor. Portanto, a EaD vem ocupando cada vez mais espaço na vida das pessoas, dando-lhes chances de ingresso no mercado de trabalho.

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