terça-feira, 29 de junho de 2010

Trabalho Proinfo


Universidade Federal de Roraima
Centro de Educação-CEDUC
Curso de Pedagogia
Disciplina:TIC'S na Educação
Professora:Tresa Kátia
Acadêmicos: Edivan Júnior,Raquel Roque dos Anjos, Jaqueline Simão da Silva




PROINFO


INTRODUÇAO

A informatica foi introduzida no Brasil na decada de 70 como projeto piloto era um objeto de pesquisa .
Em Abril de 1997 Programa Nacional de Tecnologia Educacional PROINFO tem o objetivo de promover o uso pedagogico da informatica na rede publica de educaçao basica.

OBJETIVOS

  • Levar as escolas computadores , recursos digitais e conteudos educacionais;
  • Capacitar educadores para o uso das maquinas e suas tecnologias.
  • Articular as atividades desenvolvidas sob sua jurisdiçao em especial as açoes dos nucleos de tecnologia educacional ( NTES ).
Que os professores e outros profissionais da educaçao possam utilizar o computador como um recurso pedagogico para melhorar as aulas , para fortalecer o uso do computador como ferramenta de aprendizado.


DECRETO Nº- 6.300, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2007
DOU 13.12.2007

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, incisos IV e VI, alínea "a", da Constituição, e tendo em vista o disposto na Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001,




DECRETA:

Art. 1º O Programa Nacional de Tecnologia Educacional - ProInfo, executado no âmbito do Ministério da Educação, promoverá o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação nas redes públicas de educação básica.
Parágrafo único. São objetivos do ProInfo:
I - promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação nas escolas de educação básica das redes públicas de ensino urbanas e rurais;
II - fomentar a melhoria do processo de ensino e aprendizagem com o uso das tecnologias de informação e comunicação;
III - promover a capacitação dos agentes educacionais envolvidos nas ações do Programa.

Segundo a coordenadora do Proinfo em Roraima os principais programas da Secretaria da Educação à Distância-Seed, do Ministério da Educação-Mec em conjunto com a Fundação Univirr são:
O Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo), TV escola, programa de formação de professores em exercício, programa de apoio a pesquisa em educação a distancia e a Fundação Univirr oferece os cursos de graduação e pos- graduação em EaD, UAB e os cursos de extensão são: pré-vestibular solidário (EaB e presencial) projeto de inclusão social, língua brasileira de sinais(Libras); idiomas inglês e espanhol; ação ou integração pedagógica; capacitação em informática para professores em Software livre-Proinfo; palestras através de vídeos conferencia, doc tv, cinema popular.
A Tv escola é o canal de televisão via satélite destinado exclusivamente à educação, lançado nacionalmente em 4 de março de 1996 e o principal objetivo é a valorização dos professores da rede pública de ensino fundamental e médio eo enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem.


Programa Nacional de Tecnologia Educacional – Proinfo.

Este programa possui 3 documentos que orientam como funcionam, que são as diretrizes do programa nacional de informática educação, este estabelecido pelo MEC e pelo conselho nacional de secretários estaduais de educação em julho de 1997; Projeto Estadual de Implantação dos NTES para o programa nacional de informática na educação, que apresenta normas para seleção e capacitação de professores e técnicos e o Plano Estadual de Informática na Educação, que estabelece para a introdução das NTIC na rede publica de ensino subordinados ao planejamento pedagógico geral da educação na unidade federada, e também critérios para participação de escolas no programa, incluindo as diretrizes para a elaboração de projetos pedagógicos de uso de NTIC.
Este programa recebe os computadores e respectivos periféricos, projeto de uso pedagógico das NTIC aprovados pela Comissão Estadual de Informática na Educação, é necessário dispor de recursos humanos capacitados para implementar projetos, estes são os professores da escola e o professor multiplicador, que é o especialista em capacitação de professores.
Núcleo de Tecnologia Educacional é onde se faz a capacitação permanente de professores e técnicos de suporte, suporte pedagógico e técnico de escolas e pesquisas.
A ação do Proinfo é fazer a integração do aluno no desenvolvimento do programa Aluno Integrado, onde visa dar oportunidade aos alunos da rede publica na formação técnica em tecnologias da informação e comunicação-TIC’s. O publico alvo são alunos da rede publica cursando o oitavo de ensino.


Foram selecionadas 34 escolas da rede estadual, são elas:
América Sarmento, Antonio Carlos Natalino, Carlos Drumond de Andrade, Dom José Nepote, 13 de Setembro, Alan Kardec – São Luis, Ana Libória, Antonio Ferreira de Souza, Camilo Dias, Caranã, Luiz Ritler de Lucena, Jesus Nazareno, João Rodrigues – São Luis, João Vilena – Bonfim, Joaquim Nabuco – Uiramutã, Lobo D'Almada, Maria das Neves Rezende, Mario Homem de Melo - Cantá, Ovidio Dias – Amajari, Penha Brasil, Sadoc Pereira – Alto Alegre, São José, Ulisses Guimalhães, Gonçalves Dias, José Viriato – Normandia, José Aureliano – Cantá, Maria dos Prazares Mota, Monteiro Lobato, Pres. Castelo Branco – Caracaraí, Mariano Vieira – Uiramutã, Luiz Cadete – Cantá, José de Alencar – Rorainópolis, Cícero Vieira Neto, Sizenando Diniz – Cantá.

Projeto UCA

O projeto UCA é o projeto que determina um computador por aluno, onde visa desenvolvimento cientifico e tecnológico. Ele é um dos elementos essenciais do projeto dirigido para o progresso e expansão do conhecimento a fim de permitir a emancipação individual e coletiva, a consolidação da democracia, a melhoria da qualidade de vida e a equidade social amparada em valores éticos e solidários. Escolas selecionadas para o projeto:
Escola Desembargador Sadoc Pereira –Alto Alegre
Escola Mun. Ieda da Silva Amorim - Amajari
Escola Boas Novas – Boa Vista
Escola Mun. Maciel Ribeiro Vicente da Silva - Bonfim
Escola Mun. Tia Ercilia-Cantá
Escola Antônio Nacsimento Filho – Mucajaí
Escola Tuxauá Antônio Horácio – Pacaraima
Escola Tenente João Azevedo Cruz – Rorainópolis



Referências:
webeduc.mec.gov.br/ acessado em:08 Junho 2010
eproinfo.mec.gov.br/ acessado em:08 Junho 2010

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Conceitos de EaD.

Universidade Federal de Roraima

Centro de Educação-CEDUC

Curso de Pedagogia

Disciplina:Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à Educação

Professora: Tersa Kátia

Acadêmica:Jaqueline Simão da Silva



Conceitos de Educação à Distância


Conceito 1:


José Manuel Moran
Especialista em projetos inovadores na educação presencial e a distância
jmmoran@usp.br


Educação a distância é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente.
É ensino/aprendizagem onde professores e alunos não estão normalmente juntos, fisicamente, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet. Mas também podem ser utilizados o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax e tecnologias semelhantes.

Referência:

MORAN, José Manuel. Disponível em: jmmoran@usp.br.

Acesso em 1° Junho 2010


Conceito 2:

Professor João Mattar

(http://blog.joaomattar.com/2007/03/04/manifesto-ead/)


Na web encontramos a seguinte definição para EAD: Processo de desenvolvimento pessoal e profissional no qual professores e estudantes podem interagir, virtual e presencialmente, por meio da utilização didática das tecnologias da informação e da comunicação, bem como de sistemas apropriados de gestão e avaliação, em larga escala, mantendo a eficácia do ensino e da aprendizagem. Mas o que vemos nas instituições, hoje em dia, segundo o Prof. João Mattar, é algo bem diferente disso. Ele traz para nós, um pouco deste intrigante mundo da Educação a Distancia do qual fazemos parte e pouco conhecemos. A EaD não deve ser considerada uma categoria estanque e oposta à educação presencial, mas ambas devem ser utilizadas em sintonia.

Na concepção do Professor não podemos esperar milagres da EAD, pois o ensino e a aprendizagem dependem das instituições, dos


professores e dos alunos e, principalmente, de sua relação com as ferramentas utilizadas no Ensino a Distancia. Afirma, ainda, que

as duas principais características da EaD, a serem exploradas em projetos pedagógicos, são a capacidade de simulação e a interatividade. “A EaD (sempre acompanhada da educação presencial) deve ser combinada com estudos individualizados e interdisciplinaridade, tríade que tende a dominar o cenário da educação nas próximas décadas.”


Referência:

MATTAR, João. Disponível em: http://blog.joaomattar.com. Acesso em 1° Junho 2010


Conceito 3( pessoal):

Jaqueline S. da Silva


Com base nas explicações da referente professora da disciplina de TICs e nas pesquisas realizadas sobre o conceito de EaD, posso afirmar que a EaD é mais uma maneira de se obter conhecimento. Mesmo o aluno e o professor não terem contato fisicamente, os dois têm papéis fundamentais para o sucesso da aprendizagem, na qual esta dependerá também, em maior parte,do aluno,pois não adiantará apenas ver o material proposto e não se empenhar nos estudos e interagir juntamente com o professor. Portanto, a EaD vem ocupando cada vez mais espaço na vida das pessoas, dando-lhes chances de ingresso no mercado de trabalho.